Excelente texto do Nuno Gouveia sobre um tema que é muito caro, e que já nesta casa foi discutido.
Parece-me sempre pertinente falar de linhas editoriais e a (suposta) isenção jornalistica no espectro político.
LegÍtimas ou não...isto é o que dá negociatas! Por mim...ainda bem que as sondagens dão o que dão!
Ontem foi a Manifestação pelo Casamento e pela Familia a favor do referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Depois vai-se ver bem as fotos, e a questão surge...mas querem um referendo ou querem fazer "gay bashing"????
Quando li que Aguiar-Branco vai mesmo candidatar-se à Presidência do PSD, várias perguntas surgiram na minha cabeça.
Terá Aguiar-Branco a noção que, provavelmente, está a entregar as directas a Passos Coelhos?
Será esta candidatura de Aguiar-Branco, de divisão de um eleitorado que disputa com Rangel, de propósito pela "deslealdade" do eurodeputado com o anúncio de candidatura sem o avisar?
Quererá de facto Aguiar-Branco prejudicar Rangel na corrida?
Este PSD...
Quando um país se confronta com circunstâncias como estas, algo vai muito mal no quotidiano nacional!
Sobre isto, parece-me que a linha editorial tem todo o direito de rejeitar o artigo de Mário Crespo. Mal era se não tivesse a liberdade de o fazer, salvo se houver alguma alinea no contrato de colaboração com o jornalista que obrigue a algum tipo de situação especial, mas mesmo assim aí estão os tribunais para lidar com um problema de litigio entre entidade empregadora e empregado.
Há problema se, a suposta decisão do JN em não aceitar tiver origem numa pressão extra JN, neste caso dos visados, para a não publicação do texto. Mas mesmo nesse caso, o problema cai em quem fez a pressão, não em quem se sentiu pressionado. Independemente da razão da não publicação, a liberdade de imprensa permite ao JN aceitar ou rejeitar o que quer publicar.
A questão aqui deve-se prender mais com a pressão que foi feita, que é vergonhasa, e não com quem a sentiu e sucumbiu a ela, por muito desonesto que seja, o JN tem o direito de o fazer.
Sempre achei piada a Ministros com queda para gaffes!!!!
.
.
outros blogs