Terça-feira, 30 de Março de 2010

LINDO!

É claro que a ideia socialista da igualdade em que hoje são educados os nossos jovens tem por efeito qe eles vejam igualdade em tudo o que brilha, e não apenas entre homens e mulheres, como descrevi aqui. A sua principal consequência é destruír a ideia de autoridade.

 

Na conferência a que me referi no post citado, houve um momento particularmente tenso e que me levou aos arames. Foi quando eu estava a expôr um argumento que obviamente não recolhia a aprovação da maioria (eu julgo que não consegui apresentar um que recolhesse a aprovação da maioria) e fui interrompido por um estudante na primeira fila que me atirou:

 

-Isso é um argumento de autoridade!

 

Interrompi o meu raciocínio, esperei que se fizesse silêncio e perguntei-lhe o nome e a idade (22 anos). Disse-lhe que tinha 56. Havia uma diferença de 34. E depois disse-lhe o seguinte (cito de memória).

-Claro que é um argumento de autoridade. Eu sou uma autoridade perante si. Se pensa que sou igual a si, desengane-se e considero uma ofensa você estar a querer pôr-me ao seu nível. Quando você nasceu eu já tinha feito uma licenciatura, que só agora você anda a fazer, na realidade já tinha feito um mestrado e um doutoramento, já era professor universitário titular, era pai de três filhos e à espera do quarto ...

e fui por ali fora a enumerar os meus feitos e com um tal entusiasmo que às tantas estava a ficar impressionado comigo próprio. Expliquei-lhe que aquilo que ele tinha dito era uma ofensa porque implicava que eu não tinha aprendido nada nestes 34 anos de vida, antes dele nascer.

E concluí:
-Ou você julga que eu andei aqui 34 anos a olhar p´ró balão à espera que você nascesse para que os dois pudéssemos começar a vida em pé de igualdade?

Eu considero que uma das primeiras tarefas para recuperar Portugal - a sua economia, a sua sociedade, as suas instituições - é pôr na ordem estes miúdos que acham que o mundo nasceu com eles.

 

Via Pedro Arroja, no Portugal Contemporâneo

publicado por Manuel Aranha às 19:18
link | comentar | favorito
5 comentários:
De João Belém a 31 de Março de 2010 às 04:01
Excelente é a única palavra que me ocorre.
Adorei este post.


De brmf a 31 de Março de 2010 às 12:26
Do post, concluo: um condutor velhinho será sempre melhor que um condutor jovem. Acumulou experiência. Se vê pior ou tem menos reflexos, não interessa. Viva a experiência. É mais um entre os muitos disparates do Pedro Arroja.


De Manuel Aranha a 31 de Março de 2010 às 16:19
Agradeço que me indique onde leu no post do Pedro Arroja a palavra 'experiência' ou qualquer coisa do género de uma pessoa dever ser mais valorizada apenas pela idade!

Está a confundir Autoridade e Conhecimento com Idade e Experiência. Os 34 anos, que ele tem a mais que o miúdo que o abordou, como ele diz, não foram a olhar para o balão... Todo um percurso de vida (académico, profissional e familiar) sustenta a autoridade que ele pode reivindicar.

É que esta ideia (socialista) de que todos somos essencialmente iguais conduz a um pensamento: que, o que nos pode diferir, é apenas a idade ou a experiência. Tanto é assim, que você leu o texto e só consegui tirar essa ilação, não conseguindo (pela educação socialista que o PA fala) ir mais além...


De brmf a 31 de Março de 2010 às 17:06
"...perguntei-lhe o nome e a idade (22 anos). Disse-lhe que tinha 56. Havia uma diferença de 34. E depois disse-lhe o seguinte (cito de memória).
-Claro que é um argumento de autoridade."

Pronto, é certo que não fala em experiência (lapso, meu) mas em idade. Rigor.

"Todo um percurso de vida (académico, profissional e familiar) sustenta a autoridade que ele pode reivindicar"

Segundo o seu argumento, a partir de agora, deveria ler o Manuel (julgo ser jovem) com menos interesse (não o farei).

Não me interessa a idade, nem a "autoridade" que daí advém. Interessa-me a argumentação. Dispenso o tom paternalista do Pedro Arroja ou de quem quer que seja.

Já agora, ainda segundo o seu argumento, não se diz isto de um senhor com esta idade/percurso de vida/autoridade/experiência/conhecimento....:
http://golpedeestado.blogs.sapo.pt/38181.html


De Manuel Aranha a 31 de Março de 2010 às 18:24
Primeiro, esse é um post humorístico, é um jogo de palavras.

Segundo, mesmo achando que se adequa à pessoa, não me passaria pela cabeça dizer que ele não tem autoridade. Aliás, ele tem tanta, que dizendo por vezes algumas barbaridades, não são grandes a reacções hostis, como acontece noutros casos.

Quanto ao meu caso, leia-me como quiser. Sou jovem, sim, mas também já tenho o meu percurso . E se me disser que me lê com menos interesse do que lê o Pedro Arroja, não se preocupe, que não fico apoquentado. Sei onde "estou" e sei também reconhecer a autoridade. Acho que é isso que falta a muita gente...

E já agora o tom paternalista, não seria dirigido a si (julgo-o com autoridade), mas a quem naquele contexto se calhar não tinha mesmo....


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

17 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

I’m recommending a verified and trusted trader for...
Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lu...
this is unbelievable, it is my first time to be ca...
Thanks for accepting me on your blog. I will bring...
OFERTA DE EMPRÉSTIMO DA NOVELTY FINANCE "Olá!!! Pr...
Oferta de empréstimo rápida e sériaInformações sen...
Oferta de empréstimo rápida e sériaInformações sen...
VOCÊ PRECISA DE UM ENORME EMPRÉSTIMO DE ATÉ $ 500 ...
Firma de empréstimo Sky Wealth, nós concedemos emp...
Bem-vindo a New World Finance Ltd, agradecemos os ...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub