Terminaram este domingo os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, Canadá, cuja cerimónia de inauguração tinha ocorrido dia 12 de Fevereiro. Durante estes 15 dias (aprox.) 2762 atletas de 83 países puseram à prova as suas capacidades físicas nas 15 modalidades desportivas programadas.
Entre estes atletas contou-se apenas um português, o esquiador Danny Silva, que vive na Finlândia e participou na prova de 15km de esqui de fundo. Já tinha, aliás, sido o único representante na edição anterior em Torino, corria o ano 2006, fazendo assim agora história como o único português repetente nos jogos. Vive na Finlândia para ter melhores condições de treino, com o apoio de uma bolsa do Comité Olímpico Português, segundo Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP). Este mesmo, antes dos Jogos começarem, esperava que Danny Silva "honre as cores nacionais, que tenha uma participação meritória e salvaguarde os valores olímpicos".
Em 2006 Danny consegui terminar a prova em 94º lugar, melhor que este ano, em que além de ter ficado em 95º, ficou em último e inclusive atras de Robel Teklemariam, penúltimo classificado.
Perguntarão vocês o porquê de mencionar este outro atleta... Realmente, até agora, nada de espantoso e anormal foi relatado. Mas decerto acharão curioso saber (eu, talvez maldosamente, caí no chão a rir...) que este esquiador de fundo é, também, o único representante da Etiópia, sendo que treina no alcatrão das ruas da capital Addis-Abeba com esquis com rodas entre carros e burros e mais de 25 graus. Munido de óculos de sol e bastões, ainda arranca muitos sorrisos aos transeuntes. Aconselho vivamente a verem o video:
Sempre desculpando-nos dos péssimos resultados com a falta de apoios, patrocínios, subsídios, condições,etc..., convém não esquecer, que há sempre alguém em piores circunstâncias que nós. A diferença está apenas na reacção às adversidades e nós (todos) somos perítos na fuga às responsabilidades, dificuldades e desafios que nos vão sendo apresentados. Eu ri-me, e muito (se calhar demais), quando soube este episódio, mas encontrando um certo paralelismo entre esta história e a situação em que se encontra o nosso país, acho que devia chorar... É que a continuar assim ver-nos-emos na mesma posição em que se encontra o Danny na foto em cima. Resta saber quem nos "aguentará"...
.
.
outros blogs