Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Transportes (2)

Apontou-me o Michael Seufert , e muito bem, que "não é por acaso que os três maiores países em termos de ferrovia são a Alemanha, a França e a Polónia, países centrais e de passagem para os transportes de mercadorias na Europa", e que "países limítrofes têm muito menos utilidade na ferrovia, que países centrais de passagem".

 


À parte:

Na realidade, quando falei em "porta de entrada e saida da Europa" possivelmente não me expressei bem (obrigado Mendes!). Pensei nisso depois de postar, mas decidi deixar ficar para não perder isso da ideia. É óbvio que uma mercadoria com destino Alemanha não vai daqui de comboio...

 


 

Naturalmente que concordo com o que o Michael Seufert me diz - seria cego se não concordasse - até porque, é fácil ver que a Alemanha, a França e a Polónia têm varios países vizinhos que não têm costa marítima e que estes não têm outra maneira de ver chegar as suas mercadorias, se não por camião ou por comboio. 

 

No nosso caso, o único vizinho que temos é a Espanha, que por acaso tem uma linha costeira que deve ser o dobro ou mais do que a nossa. O desafio é, então, se as nossas operadoras/companhias de transporte conseguem ser mais competitivas que as espanholas. E eu acredito que conseguimos, porque, para uma grande e importante área territorial e economica espanhola (Madrid e áreas fronteiriças a Portugal), os nossos portos estão mais perto que qualquer porto espanhol. Resta saber se queremos continuar a ser ultrapassados pelos espanhóis em tudo... É que eles já estão a apostar nisso!!!

 

Hoje o trafego internacional por ferrovia em Portugal é praticamente inexistente e mesmo o interno é insignificante em relação ao rodoviario, tipo 5%, muito por culpa do completo desinvestimento nesta área. E por falta desse investimento muita da mercadoria vai por Vigo ou por outros portos mais a norte ou na costa mediterrânea.

 

É nesse ponto que eu acho que podemos actuar e apostar, além de, como também explico no post, dos beneficios ao nivel da eficiencia energética, do ambiente, e do descongestionamento e preservaçâo das nossas estradas.

 

(Deve continuar noutro post - o tempo não chega para tudo... :-(  )

publicado por Manuel Aranha às 01:27
link do post | comentar | favorito
contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

OláCandidate-se a empréstimo rápido e confiável de...
Olá Pessoal, Eu concedo empréstimo de todos os tip...
Atenção: se você sabe que está pronto para se torn...
Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, uma mãe ...
Você está ansioso para comprar para salvar a vida ...
Eu preciso de um crédito urugente entre particular...
Olá,Aviso aos meus clientes gentis, o endereço de ...
Grave e honesto em 72hVocê precisa de um empréstim...
Dia bomSe você é homem de negócios ou mulher? Se v...
Solicite um empréstimo rápido e conveniente para p...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds