Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009

Obras públicas e criação de emprego

A ideia de baixar impostos, reduzir a despesa pública ou libertar a economia do peso do estado nunca se afiguram, para o poder político, como boas soluções para uma animação económica. Em vez disso, recorre-se a outras iniciativas como o apelo às obras públicas. Mas se a obra pública é algo que emana da necessidade inequívoca em relação a determinada estrutura, por parte da maioria dos contribuintes – que a pagam –, então justificar a sua construção com a necessidade de criação de emprego, por exemplo, é subverter a ideia de partida. Normalmente, a desculpa da criação de emprego aparece para esconder a duvidosa utilidade da construção de determinado empreendimento.

 

Mais do que isso, acreditar que os empregos criados pelas obras públicas representam um aumento linear no número de pessoas empregadas é falsa. O dinheiro dos contribuintes gasto para criar um emprego no âmbito das obras públicas, é dinheiro que deixa de ser utilizado para gerar emprego noutra área qualquer. Bastiat explica isso muito bem.

 

Vem isto a respeito de uma pequena discussão “tuiteira”, onde o Carlos Santos fazia a apologia do investimento público como forma de os governos criarem emprego. Esse tal princípio muito em voga de que a obra pública, bem como a intervenção do Estado sob outras formas, é boa para a criação de emprego, acaba por ser disseminada pela totalidade das forças políticas quando recorrentemente colocam o ónus do aumento ou diminuição do emprego directamente do lado do Estado. Assim, quando a oposição acusa o governo de ser o culpado da alta taxa de desemprego e o governo promete criar um determinado número de empregos, a ideia de que o Estado é um dos principais motores da criação de emprego ganha força. Legitimam-se, dessa forma, as obras públicas como prática não só aceitável como inevitável, em vez de se lembrar que o dever do Estado não é ser um agente activo, mas antes tornar-se passivo, dando mais liberdade de movimentos às empresas, elas sim, parte importante quando se trata de impulsionar a economia.

 

______

Recuperado e adaptado daqui.

publicado por Tiago Loureiro às 00:12
link | comentar | favorito
14 comentários:
De Maria Dá Mesquita a 23 de Dezembro de 2009 às 00:47
Esta política do governo socialista numa altura de crise como a que se vislumbra, faz lembrar as políticas dos grandes ditadores fascistas que optavam por investir em grandes obras públicas (e monumentos) para glorificar o seu poder e criar emprego no curto prazo, sendo assim vistos pelo povo como heróis nacionais.
Parece que os governos ainda não entenderam que o problema do Estado ser o principal motor da criação de emprego, está no aumento da dependência da sociedade face ao Estado, o que impede por sua vez, o desenvolvimento de uma sociedade civil forte, empreendedora e auto-suficiente geradora de riqueza. Este foi sempre, por poucas palavras, uma das razões do atraso de Portugal.


De manuel gouveia a 23 de Dezembro de 2009 às 09:29
Se os estado pode salvar administrações de bancos com biliões, porque não há-de investir na economia real? O que dizia Bastiat a este respeito?


De Tiago Loureiro a 23 de Dezembro de 2009 às 19:36
O estado não devia ter metido a mão nos bancos. Esta opinião não é do Bastiat, é minha. Serve?


De manuel gouveia a 23 de Dezembro de 2009 às 19:56
Eu prezo muito a tua opinião, mas já agora gostava de saber o que dizia o Bastiat quando as regras só se aplicam quando se trata dos pequeninos...


De Tiago Loureiro a 24 de Dezembro de 2009 às 01:05
O princípio é exactamente o mesmo. Ler Bastiat é capaz de ser uma boa forma para saber o que ele pensa... ;)


De manuel gouveia a 24 de Dezembro de 2009 às 12:50
Talvez, mas isso não impede que cada um tenha a sua interpretação, quase sempre a que mais lhe convém... mas é uma boa sugestão.


De António Vieira Carvalho a 23 de Dezembro de 2009 às 16:13
Parece-me óbvio que as obras públicas não tenham qualquer influência no desemprego... 2 ou 3 pessoas fazem um aeroporto e linhas de TGV em meia duzia de dias...


De Tiago Loureiro a 23 de Dezembro de 2009 às 19:39
Há quase 550 mil desempregados em Portugal. Se 1% destes conseguir emprego com TGV's e aeroportos, é muito. E a esmagadora maioria dos postos de trabalho terá um carácter meramente temporário.


De António Vieira Carvalho a 23 de Dezembro de 2009 às 20:28
Pois claro... Simplesmente recomendo que note a importância do sector da construção na economia portuguesa que, na opinião do Tiago, não deve ser nenhuma...

Sempre foi evidente e reconhecido que o sector da construção é o principal dinamizador da economia...

Se calhar tem a mesma opinião de alguns que dizem que as obras são para dar empregos aos ucranianos e senegaleses...


De Tiago Loureiro a 24 de Dezembro de 2009 às 01:08
No que respeita às obras públicas, o que digo é que o emprego gerado é temporário. O que restar dele é um valor demasiado residual para ser tido em conta. Seja para ucranianos, senegaleses ou portugueses...


De Miguel Canedo Martins a 23 de Dezembro de 2009 às 19:54
Concordo plenamente!

Muito bom post, Tiago! Parabéns!


De Jogos Online a 1 de Dezembro de 2010 às 23:12
Agora passado um ano, tenho de reconhecer que tinham toda a razao.

Pedro


De CanalTuga a 1 de Dezembro de 2010 às 23:39
Concordo plenamente!
Acho que foi tudo dito e explicado de uma maneira exemplar .Parabens


De Anderson a 20 de Fevereiro de 2021 às 23:52
Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no começo, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do email: carlose78910@gmail.com
Via Whatsapp: (+12166263236)
Aconselho que não hesite. Ele e ótimo.


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

17 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

I’m recommending a verified and trusted trader for...
Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lu...
this is unbelievable, it is my first time to be ca...
Thanks for accepting me on your blog. I will bring...
OFERTA DE EMPRÉSTIMO DA NOVELTY FINANCE "Olá!!! Pr...
Oferta de empréstimo rápida e sériaInformações sen...
Oferta de empréstimo rápida e sériaInformações sen...
VOCÊ PRECISA DE UM ENORME EMPRÉSTIMO DE ATÉ $ 500 ...
Firma de empréstimo Sky Wealth, nós concedemos emp...
Bem-vindo a New World Finance Ltd, agradecemos os ...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub