Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Curiosa contradição (3)

É curioso como dentro de um partido onde os valores da democracia-cristã são suposto constituirem o fundamento de todo o combate político-ideológico, há quem defenda que a estrutura-base da nossa sociedade deva ser alterada em nome de uma suposta liberdade que outros reivindicam pelo simples desejo de reconhecimento ou de afirmação. É curioso constatar que esses se estão a colocar ao lado dos partidos à esquerda, ao não compreenderem que, aos Portugueses (e «àqueles que sempre desvalorizaram a discussão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo») não deve ser negado o direito a expressarem-se democraticamente sobre um assunto que cabe à sociedade decidir e não ao Estado. É curioso observar como aqueles que defendem o Estado mínimo na economia, queiram permitir ao Estado interferir na vida privada dos seus cidadãos.

publicado por Maria Dá Mesquita às 17:28
link do post | favorito
De Tiago Loureiro a 16 de Dezembro de 2009 às 18:00
Maria,

1. Eu nem sequer me manifestei contra o referendo no meu post, apesar de o ser (não acho grande piada aos referendos numa democracia representativa onde há deputados eleitos para trabalhar). Apenas acho estranho que aqueles que diziam que isto dos casamentos gay não valia, sequer, uma hora de discussão no parlamento, queiram agora que a questão monopolize toda a agenda mediática durante umas semanas.

2. Há dias escrevi por aqui o que acho do casamento civil e em que sentido gostaria de o ver alterado. Aquilo que propus, se bem percebeste, reduz drasticamente a interferência do estado na vida provada de cada um – e nunca o contrário. Naturalmente, levando a minha noção de liberdade contratual até ao fim, complemento essa teoria com a possibilidade de cidadãos livres poderem contratualizar livremente independentemente de questões de género e até de número. O contrato de casamento civil, para além de ser sensível a alterações (já as sofreu), não representa uma estrutura-base da nossa sociedade (não tem sequer 2 séculos de idade).

3. Quanto à questão da colagem à esquerda, hei-de recuperar em breve algo que escrevi em tempos e que contraia essa ideia. Não só a questão tem defesa à direita, como a minha argumentação parte de uma base diferente da da esquerda ;)


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Candidate-se a um empréstimo pessoal rápido e conv...
EMPRESA DE GRUPO DE EMPRÉSTIMOSVocê precisa de um ...
Olá a todos!Eu sou Maria, atualmente moro no Porto...
Caro Empregado de EmpréstimoVocê em alguma dificul...
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Você está ajoelhado no chão? E você é solicitado p...
Você está ajoelhado no chão? E você é solicitado p...
Muitos de nós ainda desconhecem o recente desenvol...
OláCandidate-se a empréstimo rápido e confiável de...
Olá Pessoal, Eu concedo empréstimo de todos os tip...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds