Sábado, 5 de Dezembro de 2009

Democracia-Cristã, Socialismo e Objectivismo

Alguns liberais, não todos, gostam de pintar a Democracia Cristã (DC) como um socialismo light… Não percebo porquê, mas talvez seja por alguns acharem que o liberalismo é a única inspiração possível para a direita democrática.

Esta crença é facilmente desmistificada tomando, como exemplo, o caso alemão, sueco ou holandês (para não alongar muito a lista).

 

Achar que a DC se limita às encíclicas “Populorum Progressio” e “Rerum Novarum” é bastante redutor. Assim como é redutor achar-se que se tem de ser crente para se ser democrata-cristão.

Não existe incoerência nenhuma. A DC defende o Estado laico, logo, não se vislumbra qualquer obrigatoriedade de se ser crente para se ser democrata-cristão.  Alguém que acredite nos 10 mandamentos terá que, obrigatoriamente, ser crente no deus dos judeus e cristãos?

 

Quando se fala de socialismo e democracia-cristã, comparando as duas, é impossível não apontar que desde o início o socialismo foi anti-capitalista (agora não o será, nomeadamente o intitulado de “socialismo democrático” ou “social-democracia”), equanto que a democracia-cristã nunca o foi.

A DC tem, isso sim, uma visão reformuladora do capitalismo, mas isso não é ser contra, tão somente é ser construtivo. É ser a favor de um aperfeiçoamento, de uma evolução que, na visão democrata-cristã, passa por uma consciencialização de imperativos éticos cristãos aplicados à vida e aos negócios.

 

O liberalismo moderno assenta, em grande parte, no Objectivismo de Ayn Rand que, de certa forma, colidem com alguns pressupostos éticos cristãos.

O problema ético do Objectivismo de Rand assenta no facto de esta ignorar completamente a nobreza ética que constitui a acção de um homem que vise o bem comum dos seus pares e não apenas o seu bem individual. Limita-se a chamar-lhe “altruísmo”, classifica-a como “fraqueza”.

A DC não partilha dessa visão. Acredita num Homem que tenha consciências sociais. O Homem não cria apenas para o seu benefício. Cria também em benefício dos outros, exemplos não faltam durante a História. O Objectivismo de Rand, sendo uma inspiração interessante no que toca a produtividade das sociedades, ignora esse facto.

 

Rand ridiculariza toda a acção “altruísta” por achar que este tipo de acção é contra-natura, é contra o próprio interesse individual. Critica a sociedade que valoriza actos altruístas, intitula-os de uma barbárie de sacrifício individual.

Rand acha que o Homem tem de funcionar sozinho, com a sua mente como única arma e funcionando num sistema de troca justa. Pois acontece que, infelizmente, existem pessoas que nada têm para oferecer para poderem receber algo em troca.

Defender um Estado como pessoa de bem que ajude a aliviar a pobreza não é ser-se socialista. A DC não o é e defende-o pelo menos. O importante é perceber que existe uma diferença entre um altruísmo para "ajudar a levantar" e um altruísmo que cria dependência e sustenta a pobreza.  A DC vê a compaixão como um bem, mas em Rand não existe o enaltecimento da compaixão, existe o enaltecer do “egoísmo” e por isso, pelos parâmetros democratas-cristãos, existe essa falha moral/ética.
 

 

“Altruism permits no concept of a self-respecting, self-supporting man—a man who supports his own life by his own effort and neither sacrifices himself nor others … it permits no concept of benevolent co-existence among men … it permits no concept of justice”

- Aynd Rand, “Virtue of Selfishness”

Talvez a grande problemática é que Rand e os Objectivistas decidem dar às palavras “egoísmo” e “altruísmo” um significado mais produndo de filosofia de vida. Todos nós somos egoístas em algumas coisas e altruístas noutras. Por isso, não se vê grande interesse (para além de meramente académico) em estar a dar novas definições a essas palavras.

 

A grande questão, que é mais "palpável" a nível político, é a do papel do Estado. Se o Socialismo acredita na pureza do Estado omnipresente, o Liberalismo acredita na pureza do indivíduo e, em teses mais radicais, no fim do Estado. A história já provou que a Sociedade sofre quer com o Estado sufucante e dominador, quer com o Estado não regulador que acredita cegamente na ética de cada indivíduo.

Por isso a Democracia-Cristã acredita no meio termo.
Acreditar que só o Estado sabe gerir é utopia.
Acreditar que os indivíduos, sozinhos e sem regras, gerem bem, é outra utopia.

Aqueles liberais que se recusam a admitir as falências e as falhas dos modelos económicos extremamente liberais de alguns países e continuam a advogar, dogmaticamente, a pureza do mercado livre e desregulado, assemelham-se aos Comunistas que também recusaram (e ainda recusam) perceber a falência do modelo que preconizavam.

Algumas coisas não são preto ou branco, têm intermédios e o centro-direita é um espaço grande que aguenta bem com convivências, saudáveis até, entre democratas-cristãos e liberais (que resultam bem noutros países) que, visto bem as coisas, inspiram-se e "controlam-se" positivamente. 

 

O Homem não é bom por natureza. A Democracia não é perfeita.

A esperança reside em que haja um Estado de Bem, composto, logicamente, por Homens de Bem, que equilibre a balança entre altruísmo e egoísmo sem interpretações utópicas e dogmáticas de socialismos e liberalismos.

publicado por Luís Pedro Mateus às 19:44
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17 comentários:
De Pedro Moreira a 13 de Maio de 2010 às 23:54
1. Acho que falas em altruísmo quando te referes à esquerda. Não acho que a palavra seja propriamente indicada no contexto da esquerda: a política de subsídios e de lançar dinheiro fora nasce mais do facto que a esquerda acredita que cada Homem tem de forma inerente direito a essas ajudas. A direita, como o disseste e bem, nasce do "noblesse oblige" do conservadorismo que advoga que temos de ser altruístas e que temos o dever de ajudar o mais desfavorecido. Disraeli e Bismarck, conservadores, foram os primeiros, antes da esquerda, a começarem estas políticas de ajudas.
A democracia-crista acredita também na justiça social do Rerum Novarum. Há portanto algo de origem de esquerda na democracia-crista.

2. Acho que não falas muito do principio de subsidiaridade, que é uma pedra angular da democracia-crista: proximidade com o povo e eficiência burocrática.

3. Na minha opinião, o Homem é fundamentalmente bom e tem uma apetência ao mal. Com efeito, todos achamos que fazemos bem quando fazemos algo de mau. Somos bons... mas não temos noção de quando é que o somos verdadeiramente.

http://alunosdoliberalismo.blogs.sapo.pt/


De Luís Pedro Mateus a 14 de Maio de 2010 às 02:07
1. Nunca falo de altruísmo em relação à esquerda. Falo precisamente contra esse mesmo conceito: de que uma valorização do altruísmo e as preocupações sociais não são, necessariamente, de esquerda ou de direita. São meramente pressupostos éticos e morais. O que acontece é que alguns sectores liberais (os objectivistas, mais precisamente) dizem que o altruísmo é uma característica do socialismo e, por isso, gostam de chamar à Democracia Cristã de "socialismo light "... Já não é a primeira vez que acontece pelos lados d'O Insurgente.

2. É um facto que não falo. O post , aliás, não pretende ser uma descrição da Democracia Cristã... surge, isso sim, como resposta a alguns mal entendidos que gostam de equiparar a Democracia Cristã ao Socialismo.

3. Não concordo totalmente. Depende de quem estamos a falar. Está já provado que há indivíduos com propensão para o mal, que sabem que o estão a praticar e gostam. Claro que são doentes, óbvio. Mas se for no contexto democratas cristãos vs. socialistas vs. objectivistas, obviamente que a questão não se pode por em termos de bem vs. mal, isso seria extremamente redutor...

Cumprimentos


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