Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009

It's golden baby!

Com o caminhar dos anos, com a abertura dos mercados, a desregulamentação dos mesmos, os Estados começaram a deixar cair os monopólios que detinham em certas áreas da economia e a privatizar em parcelas, ou na totalidade, as percentagens que detinham em empresas.

 

O Estado português fez o mesmo, com sucessivos governos a apostarem na privatização dos capitais que detinham. Mas em Portugal uma ideia de génio surgiu. Vendemos os capitais, mas ficamos com 500/1000 acções e vamos estipular que estas acções vão nos dar controlo sobre decisões que as empresas tomem. E vamos poder controlar sem investir, e vamos poder vetar sem perder dinheiro, vamos ser donos sem termos investimento. Fantástico não é?

 

O problema é que este tipo de práticas, as Golden Share, é um completo estrangulamento do mercado de capitais, da livre iniciativa, da liberdade de circulação de capitais, e por fim, do bom senso.

Ora, além da Comissão Europeia já o ter dito, economistas reputados terem criticado, os dirigentes portugueses, da direita à esquerda, nunca quiseram saber, a começar pelo Presidente da Comissão Europeia que hoje critica, mas que à 6 anos não fez nada se não ignorar.

 

Portugal, que sempre foi governado por partidos que se dizem pela livre iniciativa, continua hoje 2009 a ter Golden Share em empresas consideradas “estratégicas” pelo governo como é o caso da PT.

 

Foi através desta Golden Share que o governo se envolveu no negócio TVI, foi através dela que vetou esse mesmo negócio.

 

O Advogado-geral do Tribunal Justiça Europeu criticou Portugal por esta Golden Share, e levou o caso ao TJE e, depois de tantos anos de criticas, de tantos avisos, o Ministro da Obras Públicas ainda tem coragem de se refugiar assim para fugir ao fim do estatuto que tem com as Golden Share.

Só pode ser pela Golden Share que é pelo controlo de bastidor.

 

O PCP e o BE não são pelas Golden Partilhar, eles querem mesmo nacionalizar tudo (o que, a meu ver, é no mínimo mais leal). À direita, o CDS é oficialmente pelo fim da presença do Estado nas empresas (excluindo a CGD), incluindo as Golden Share. E não é nenhuma maquinação ultra liberal dentro do CDS, é posição do partido. No entanto, por outras bandas ditas liberais há quem tenha posições no mínimo curiosas como esta.

 

Resta o centrão, o PS e do PSD que não se livram deste “negócio da China” pois é assim, que estes senhores vão poder controlar a economia e os negócios pelos bastidores, discretos.

 

E assim vai Portugal, pelo mercado livre, mas controlado. Pela iniciativa privada, mas com o Estado. Pelo economia transparente, mas não muito.

 

publicado por Nuno Silva às 01:13
link do post | comentar | favorito
contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Dia bomSe você é homem de negócios ou mulher? Se v...
Solicite um empréstimo rápido e conveniente para p...
Você quer comprar um rim? ou quer vender seu rim??...
Olá Você precisa de um empréstimo, empréstimo ...
Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds