Quarta-feira, 3 de Março de 2010

Um por todos...

Terminaram este domingo os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, Canadá, cuja cerimónia de inauguração tinha ocorrido dia 12 de Fevereiro. Durante estes 15 dias (aprox.)  2762 atletas de 83 países puseram à prova as suas capacidades físicas nas 15 modalidades desportivas programadas.

 

Entre estes atletas contou-se apenas um português, o esquiador Danny Silva, que vive na Finlândia e participou na prova de 15km de esqui de fundo. Já tinha, aliás, sido o único representante na edição anterior em Torino, corria o ano 2006, fazendo assim agora história como o único português repetente nos jogos. Vive na Finlândia para ter melhores condições de treino, com o apoio de uma bolsa do Comité Olímpico Português, segundo Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP). Este mesmo, antes dos Jogos começarem, esperava que Danny Silva "honre as cores nacionais, que tenha uma participação meritória e salvaguarde os valores olímpicos".

 

Em 2006 Danny consegui terminar a prova em 94º lugar, melhor que este ano, em que além de ter ficado em 95º, ficou em último e inclusive atras de Robel Teklemariam, penúltimo classificado.

 

Podemos vê-lo aqui, à esquerda, junto com o nepalês Dachhiri Sherpa (92.º) enquanto agarram o português Danny Silva, no fim da corrida.
 

 

Perguntarão vocês o porquê de mencionar este outro atleta... Realmente, até agora, nada de espantoso e anormal foi relatado. Mas decerto acharão curioso saber (eu, talvez maldosamente, caí no chão a rir...) que este esquiador de fundo é, também, o único representante da Etiópia, sendo que treina no alcatrão das ruas da capital Addis-Abeba com esquis com rodas entre carros e burros e mais de 25 graus. Munido de óculos de sol e bastões, ainda arranca muitos sorrisos aos transeuntes. Aconselho vivamente a verem o video:
 

http://www.guardian.co.uk/world/video/2010/feb/05/ethiopia-winterolympics2010

 

Sempre desculpando-nos dos péssimos resultados com a falta de apoios, patrocínios, subsídios, condições,etc..., convém não esquecer, que há sempre alguém em piores circunstâncias que nós. A diferença está apenas na reacção às adversidades e nós (todos) somos perítos na fuga às responsabilidades, dificuldades e desafios que nos vão sendo apresentados. Eu ri-me, e muito (se calhar demais), quando soube este episódio, mas encontrando um certo paralelismo entre esta história e a situação em que se encontra o nosso país, acho que devia chorar... É que a continuar assim ver-nos-emos na mesma posição em que se encontra o Danny na foto em cima. Resta saber quem nos "aguentará"...

publicado por Manuel Aranha às 15:14
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De António de Almeida a 4 de Março de 2010 às 17:10
A Jamaica conseguiu melhor, uma equipa de Bobsled, não foi o esforço individual de apenas um atleta, mas uma equipa:

http://www.youtube.com/watch?v=QmAdfLlhfzw

O resto da história é pesquisar, até deu origem a um filme, está no youtube, wikipédia, etc...


De Manuel Aranha a 4 de Março de 2010 às 18:38
Vou ter que arranjar o filme... Que risota!


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Dia bomSe você é homem de negócios ou mulher? Se v...
Solicite um empréstimo rápido e conveniente para p...
Você quer comprar um rim? ou quer vender seu rim??...
Olá Você precisa de um empréstimo, empréstimo ...
Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds