Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Transportes (2)

Apontou-me o Michael Seufert , e muito bem, que "não é por acaso que os três maiores países em termos de ferrovia são a Alemanha, a França e a Polónia, países centrais e de passagem para os transportes de mercadorias na Europa", e que "países limítrofes têm muito menos utilidade na ferrovia, que países centrais de passagem".

 


À parte:

Na realidade, quando falei em "porta de entrada e saida da Europa" possivelmente não me expressei bem (obrigado Mendes!). Pensei nisso depois de postar, mas decidi deixar ficar para não perder isso da ideia. É óbvio que uma mercadoria com destino Alemanha não vai daqui de comboio...

 


 

Naturalmente que concordo com o que o Michael Seufert me diz - seria cego se não concordasse - até porque, é fácil ver que a Alemanha, a França e a Polónia têm varios países vizinhos que não têm costa marítima e que estes não têm outra maneira de ver chegar as suas mercadorias, se não por camião ou por comboio. 

 

No nosso caso, o único vizinho que temos é a Espanha, que por acaso tem uma linha costeira que deve ser o dobro ou mais do que a nossa. O desafio é, então, se as nossas operadoras/companhias de transporte conseguem ser mais competitivas que as espanholas. E eu acredito que conseguimos, porque, para uma grande e importante área territorial e economica espanhola (Madrid e áreas fronteiriças a Portugal), os nossos portos estão mais perto que qualquer porto espanhol. Resta saber se queremos continuar a ser ultrapassados pelos espanhóis em tudo... É que eles já estão a apostar nisso!!!

 

Hoje o trafego internacional por ferrovia em Portugal é praticamente inexistente e mesmo o interno é insignificante em relação ao rodoviario, tipo 5%, muito por culpa do completo desinvestimento nesta área. E por falta desse investimento muita da mercadoria vai por Vigo ou por outros portos mais a norte ou na costa mediterrânea.

 

É nesse ponto que eu acho que podemos actuar e apostar, além de, como também explico no post, dos beneficios ao nivel da eficiencia energética, do ambiente, e do descongestionamento e preservaçâo das nossas estradas.

 

(Deve continuar noutro post - o tempo não chega para tudo... :-(  )

publicado por Manuel Aranha às 01:27
link do post | comentar | favorito
contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Solicite um empréstimo rápido e conveniente para p...
Você quer comprar um rim? ou quer vender seu rim??...
Olá Você precisa de um empréstimo, empréstimo ...
Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds