Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010

A importância de um congresso

“Por mim, que fui, com honra, quem primeiro defendeu - com Rui Gomes da Silva - este método de eleição [eleições directas], não concebo que se queira voltar atrás.”

 

Estas palavras são de Pedro Santana Lopes, numa das suas mil versões anteriores, em que defendia com unhas e dentes a eleição do presidente do PSD em directas. Hoje, pouco mais de dois anos e duas derrotas eleitorais depois, o menino guerreiro vai desfilando mais uma vez sob as luzes da ribalta com a feroz dedicação de recolher as assinaturas necessárias para a realização de um congresso extraordinário antes das próximas directas.

 

No fundo, o que ele pretende, ainda que sob disfarce, é voltar atrás. A desculpa de que o PSD precisa de discutir ideias, métodos, programas, é todo um conjunto de motivos que demonstram a falibilidade do actual método de escolha do líder em uso no PSD (no PS e no CDS também, já agora) em comparação com os antigos congressos electivos e a falibilidade da convicção de Santana Lopes em 2007.

 

É uma evidência que o método das directas retira conteúdo a um momento eleitoral que não passa disso mesmo, aprimorado com um congresso no final para servir de enfeite. E torna-se uma evidência que os congressos são o grande fórum de discussão de ideias, argumentos e estratégias, feito sob o signo da pluralidade, de uma verdadeira noção de contraditório, e da emoção natural de quem sente o partido e quer o melhor para ele.

publicado por Tiago Loureiro às 23:57
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Tomás Belchior a 5 de Janeiro de 2010 às 15:37
Tiago,

Sendo um perfeito novato nestas andanças internas dos partidos, deixa-me ver se eu percebi o teu ponto de vista. Para ti as directas são uma solução pior para eleger uma liderança do que um congresso basicamente porque as directas esvaziam os congressos do seu significado/interesse? Ou seja, não é que tu sejas propriamente contra as directas, és, isso sim, a favor dos congressos. É isso?


De Tiago Loureiro a 5 de Janeiro de 2010 às 16:34
É isso. Entendo a bondade da ideia de eleger um líder através de eleições directas mas, vistas na prática, elas roubaram aos partidos a escolha decorrente de uma verdadeira discussão de argumentos e pontos de vista num fórum que existe para o efeito (onde não estão todos os militantes, mas onde todos estão indirectamente representados pelos seus eleitos) e transformaram o processo de escolha numa mera rotina eleitoral e de campanha, muito limitada em termos de conteúdo.


De Tomás Belchior a 5 de Janeiro de 2010 às 16:52
Entendido.

Eu percebo a utilidade de um congresso mas por outro lado acho essencial a possibilidade de concorrência directa numa fase anterior. É certo que em teoria é isso que se passa na eleição de delegados mas aí talvez a coisa se passe e um nível demasiado desagregado, sem grande fundamento e sem impedir o "manobrismo" que supostamente desvirtua os canais de comunicação entre os militantes e os seus representantes.

Enfim, acho que no fundo, tanto por uma via como por outra falta "arejamento".


De Tiago Loureiro a 5 de Janeiro de 2010 às 17:07
De facto, nenhum dos cenários é perfeito. Concordo. Mas penso que um mostra ter condições para ser mais produtivo do que o outro. É uma questão de descobrir utilidade no meio de tudo isto.


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
Olá / boa noiteSeria injusto da minha parte não el...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds