Sábado, 12 de Dezembro de 2009

Irlanda, mais uma vez (II)

A Irlanda é de facto um exemplo a seguir, mesmo quando se tornou um mau exemplo. Como o Tiago aqui diz, a Irlanda teve coragem de implementar medidas orçamentais no imediato, evitando o proliferar e alargar do risco de default (e portanto, do preço de contrair mais dívida, inevitável nesta altura).

 

A Irlanda vai cortar - leiam bem, sim, "cortar" nao é "congelar" - 6% nos salários dos funcionários públicos e vai cortar - "CORTAR" - despesas do orçamento. No total, a Irlanda vai poupar 6% no lado da despesa, ou seja, vai cortar 4 mil milhões de Euros na despesa. Ao todo, a Irlanda deve melhorar o orçamento em 7 mil milhões de Euros entre cortes da despesa e aumentos one-off de impostos. Tudo para chegar a 2013 com um défice dentro dos 3%, evitar mais downgrades no rating e permitir baixar o spread da dívida pública. 

 

Tendo em conta que Portugal tem o mesmo objectivo para o défice em 2013, parte de uma situação orçamental parecida, mas tem muito menos potencial de crescimento, alguem acredita que estamos realmente no bom caminho?

 

(e ja agora, será que os grandes investimentos públicos, para um país sobreendividado é a solução ? não aprenderam nada com o subprime americano (contrair dívida para pagar dívida...)? 

 

Valha-nos o Euro e a Alemanha.

publicado por Carlos Martins às 14:15
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De David Moreira a 12 de Dezembro de 2009 às 19:49
Meu caro, o problema esta no facto de o mundo, as zonas que nunca tiveram regimes communistas de longa duração (o nosso caso) em particular, ainda não se apercebeu que a economia de mercado liberal mas bem regulada com uma justiça funcional é o caminho a seguir.

E por isso há gente como o senhor Sócrates ( que é um insulto para o filósofo do mesmo nome ) e "camaradas" que nunca leu um livro de história, talvez por terem estudado na independente , mas tambem devido ao facto que tem 0 vocação para o que fazem e gostam de fazer promessas de facilitismo generalizado a curto prazo para a população para conseguirem usufruir do já infame "tacho politico".

Isto claro á custa das futuras gerações que vão ter que pagar a divida, mas a culpa diga-se tambem é daqueles que cegamente acreditam no socialismo, os que criticam muito mas se abstem quando chega a hora de ir as urnas, e tambem aqueles que destroem a imagem da direita com comportamentos vergonhosos e falta de sentido de estado ( sim, estou a falar do Sr Cavaco Silva )

E meus caros, isto da Alemanha levar paises do sul da Europa as cavalitas esta prestes a acabar, e bem, porque esta situação ja dura há varios anos, e nos pouco ou nada mudamos para merecer um futuro melhor.

Para o nosso estado sobreviver, a nossa nação, a nossa cultura, a nossa lingua temos que mudar algo e acordar para a vida!

Eu não gosto do senhor Marx, mas há uma coisa que ele constatou que é verdade e que mostra que nós não podemos ficar a espera que a classe politica faça algo para inverter a situação " As grandes mudanças politicas são sempre iniciadas pelo povo, nomeadamente aqueles que trabalham arduamente e que tem habilitações suficientes para se aperceberem que o rumo da sua nação não está no caminho da sobrevivência e propagação da sua qualidade de vida, cultura, etnia, principios."


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
Olá / boa noiteSeria injusto da minha parte não el...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds