Terça-feira, 8 de Dezembro de 2009

A Direita e a Esquerda

É interessante analisar a bipolarização em termos conceptuais e semânticos entre a esquerda e a direita no espectro político, bem como as conotações a que ficaram ligados os grupos que a elas se associaram desde o seu período mais originário até aos nossos dias.

 

Como é sabido, a divisão entre direita e esquerda surgiu no seguimento da Revolução Francesa, aquando da reunião dos Estados Gerais, em que os grupos mais radicais e anti-monarquicos se sentavam à esquerda do Rei, enquanto que os grupos defensores das instituições tradicionais ficavam à sua direita. Ficou então uma divisão que passou a representar diferentes visões e facções da política e da sociedade, com as quais os cidadãos se passaram a identificar sem prejuízo, pelo menos formalmente, da superioridade ideológica de um polo sobre o outro.

 

O ano de 1789 abriu assim, caminho para que esta polarização política se fosse alastrando a diferentes países em diferentes momentos em todo o mundo, onde as diferenças entre esquerda e direita acabariam, ao longo dos séculos, muitas vezes por ser confundidas e, através das quais, o eleitorado foi abrindo espaço para o nascimento de novos partidos políticos com preocupações adaptadas a cada realidade social, mas também adaptadas aos seus interesses.

 

Não pretendo com este artigo traçar o percurso da direita ou da esquerda nas sociedades democráticas e mesmo não democráticas, mas simplesmente recordar a conotação primitiva associada ao conceito destes dois polos políticos no que respeita a sua relação com a ordem e com a sociedade. Assim, na sua acepção, direita que em alemão se traduz por recht (direito, ou correcção), em francês por droite ou em inglês por right, remete o seu significado e interpretação para uma direcção baseada no reconhecimento dos direitos de cada um. Por sua vez, esquerda, que em italiano se traduz por sinestra (ou sinistro) e em francês por gauche, utiliza um termo associado à gaucherie ou, em português, a desordem.

 

Em suma, a direita adquiriu nos seus momentos originários a acepção daquilo que é moral, legal e legítimo, enquanto a esquerda conquistou o sentido da desordem ou até do mal. E diga-se já que não são escassos os momentos da história que o vieram a comprovar

publicado por Maria Dá Mesquita às 12:45
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Filipe Tavares Pinto a 8 de Dezembro de 2009 às 17:35
Esta análise parece-me muito supercifial e pouco relevante, já que o valor actual da esquerda e da direita vai para lá do significado dos nomes e do seu nascimento. Há outros criterios melhores para avaliar qual luta por uma sociedade mais ordenada!


De Maria Dá Mesquita a 9 de Dezembro de 2009 às 00:59
Claro que sim e se ler bem o que escrevi, vê que essa abrangência da esquerda e da direita não está presente no que pretendi transmitir. Simplesmente pretendi com esta pequeno artigo de opinião realçar a semântica de cada um destes campos nos vários idiomas de modo a que cada um, a partir daí, retire as suas próprias conclusões, tendo em conta a história política mundial. Não me estendi pois a qualquer evolução histórica destes dois pólos políticos, dado que para tal, teria de elaborar uma tese ou um artigo que se poderia tornar enfadonho aos olhos dos leitores. Pretendi com este breve comentário, em suma, fomentar toda uma reflexão anterior à historicidade e evolução da direita e da esquerda na política contemporânea.


Comentar post

contacto | twitter

autores

pesquisar

 

blogues dos nossos

mais comentados

16 comentários
14 comentários
11 comentários
8 comentários

últ. comentários

Oláoferta de empréstimo de dinheiro rápido entre p...
Olá.Não se preocupe Mais para o seu pedido de empr...
Olá Sir / SraNós oferecemos nossos serviços para p...
SOUTHWESTLOANFUNDING é uma empresa de empréstimo n...
oferta de empréstimo a qualquer um sério e respons...
Good Day Dear Loan Seeker,Do you need an urgent fi...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
oferta de empréstimo entre particular, muito rápid...
Olá / boa noiteSeria injusto da minha parte não el...

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds